Representantes dos municípios de Ituiutaba, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Gurinhatã, Ipiaçu, Monte Alegre de Minas, Prata, Santa Vitória e Tupaciguara participaram na tarde desta terça-feira, 27, da 2ª Reunião Técnica de Orientação para Adesão ao SIM – Serviço de Inspeção Municipal via Consórcio.
A reunião foi aberta pelo prefeito de Ituiutaba e presidente do CIDES – Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo, tendo a coordenação da secretária Executiva do CIDES, Cristina Martins, e da Câmara Temática representada pelo secretário de Agricultura de Ituiutaba, Eduardo Junior, e de representantes da Emater.
A reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ituiutaba teve como objetivo de mobilizar os secretários de Agricultura, extensionistas da Emater e produtores rurais da região, para que o trabalho possa ser desenvolvido de forma mais integrada, por considerar estes os principais agentes no levantamento do diagnóstico.
O secretário de Agricultura de Ituiutaba, Eduardo Junior, fez uma explanação aos presentes da necessidade de se implantar o SIM, principalmente na questão de saúde pública, que deverá ser um dos setores mais fiscalizados pelo Ministério Público, a partir do próximo ano.
O SIM – Serviço de inspeção Municipal, faz a fiscalização de todos os produtos de origem animal, sendo a fiscalização no processo de produção destes produtos, ou seja, na agroindústria tanto de pequena, média ou de grande porte.
Esse procedimento via consórcio tem ainda outros benefícios, como: quanto maior número de municípios participantes menor será o custo; adesão voluntária; geração de emprego; maiores chances de conseguir recursos via governo Estadual e Federal; e lembrando que editais para consórcios são priorizados.
“Quando você adquire um produto sabendo de sua origem, de sua qualidade, de fato você fica tranquilo, e estamos falando de produtos de origem animal, que, se mal preparados, podem causar danos irreversíveis na saúde de qualquer pessoa”, comentou Luiz Pedro.
“Municípios pequenos como Capinópolis não têm condição de criar uma estrutura como essa para fiscalizar e auxiliar os comerciantes e produtores na conquista do selo de qualidade ou mesmo na inspeção, mas juntos, como está sendo proposto pelo Consórcio, nos abre a oportunidade de ter o SIM na cidade”, afirmou a prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac, que assinou o termo de intenção.
Na segunda-feira, 26, a reunião foi realizada em Monte Carmelo, que recebeu representantes dos municípios de Douradoquara, Cascalho Rico, Grupiara, Iraí de Minas e Indianópolis.
Além do prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo, a reunião desta terça-feira teve ainda a presença da prefeita de Capinópolis – Dinair Isaac, do gerente regional da Emater–MG de Uberlândia, Gilberto Freitas, além de representantes da Emater e prefeituras da região, bem como produtores rurais que lidam com produtos de origem animal.