2º Encontro Intermunicipal do CIDES debate “Arte e Educação Ambiental”.

Educadores, agentes, técnicos e gestores das áreas de meio ambiente, assistência social, educação, cultura, saúde e agricultura participaram de um curso sobre Arte e Educação Ambiental durante o 2º Encontro Intermunicipal de Sustentabilidade, Segurança Alimentar, Direito do Consumidor e Defesa Civil que aconteceu em Cachoeira Dourada nos dias 29 e 30 de junho.

O curso foi dividido em quatro módulos, baseados nos 4 principais elementos da natureza (terra, fogo, ar e água). O primeiro módulo foi ministrado on-line no dia 26 de junho e tratou sobre o ar e foram abordados os problemas relacionados a poluição do ar, as mudanças climáticas, COP-21 e Acordo de Paris. Também foram debatidas as Políticas Públicas – PNEA e PRONEA e as Tecnologias Sustentáveis.

O módulo 2 foi presencial, na manhã do dia 30, e foi sobre a água. Os ministrantes Diógenes Aires e George Humberto se apresentaram e dividiram os participantes em grupos. Também foram debatidos os problemas de escassez hídrica, mau uso dos mananciais e o reuso e aproveitamento da água de chuva. Na parte da tarde aconteceram as atividades dos módulos 3 e 4 (fogo e terra). Queimadas, aquecimento global, desastres naturais, conservação da fauna e flora, aquecimento solar de água e energia fotovoltaica foram alguns dos assuntos em pauta. Também foram apresentados problemas de erosão, assoreamento, desertificação, lixão, agrotóxicos, entre outros. E as tecnologias sustentáveis como compostagem, triagem de recicláveis, aterro sanitário e fossa ecológica.

Em todos os módulos teve dinâmicas, atividades artísticas e lúdicas e apresentação dos painéis. Também aconteceram oficinas de ecobags feitas com camisetas usadas.