CIDES realiza a 35ª Assembleia Geral Ordinária

O Consórcio Público CIDES, realizou nesta terça-feira, dia 29/06 a 35ª Assembleia Geral Ordinária para apresentação de projetos e programas em andamento em 2021.

Estiveram presentes representantes das cidades de Estrela do Sul, Cachoeira Dourada, Indianópolis, Cascalho Rico, Douradoquara, Ituiutaba, Santa Vitória, Nova Ponte, Ipiaçu, Campina Verde, Tupaciguara, Guarinhatã, Araporã e Monte Alegre Minas.

Parceria CIDES e UFU

A Diretoria Executiva mostrou aos prefeitos e representantes, todas as ações e programas que estão em andamento – Procon Regional; SIMC – Serviço de Inspeção Municipal CIDES; Ambiental CIDES que conta com Licenciamento Ambiental; Logística Reversa; e a parceria com a UFU para a Revisão dos planos municipais de saneamento básico e gestão de resíduos sólidos e; Implantação e melhoria de coleta seletiva; participação em editais.

O Presidente do CIDES e Prefeito de Campina Verde, Helder Paulo Carneiro noticiou a todos que na reunião do Conselho Fiscal realizado no dia 25/06 ocorreu a prestação de contas do CIDES referente ao exercício 2020, que foi aprovada por unanimidade.

Caber ressaltar ainda que, O CIDES foi habilitado no edital n.01/2020 da Caixa Econômica Federal onde ocorrerá de forma regional o estudo e desenvolvimento da Gestão completa de resíduos sólidos urbanos.  Essa habilitação conta com a participação de 17 munícipios. Lembrando que são 20 vagas e dessa forma, outros munícipios desejam participar podem aderir ao projeto, caso a C.E.F abra o credenciamento de novos participantes.

Cristina Martins, secretária executiva ressaltou que estes estudos que a C.E.F irá desenvolver é um projeto de médio e longo prazo e por isso, as outras ações são fundamentais para a desenvolvimento da gestão integrada de resíduos sólidos. 

Procon Regional

O Consórcio Público, o CIDES, apresentou a logo do Procon Regional, ainda ressaltou que já iniciaram as atividades para alguns munícipios, sendo eles: Araporã, Campina Verde e Douradoquara. Os munícipios do Prata, Indianópolis, Cascalho Rico e Santa Vitória estão no processo a adesão do programa. Lembrando que esse serviço é autossustentável e prevê uso do fundo.

No dia 18 de maio durante a reunião do conselho do Fundo Estadual de Defesa e Proteção ao Consumidor (FEDPC), o CIDES teve a aprovação de um convênio com repasse de recursos do FEDPC para a instrumentalização de bases municipais de atendimento dos Procons(s). O CIDES trouxe a aprovação de cerca de 400 mil reais para compra de mesas, cadeiras e computadores, agora é só aguardar os tramites para assinar o convênio.

 SIMC – Serviço de Inspeção Regional

Está sendo aguardada a publicação da ata da reunião do FEDPC que aprovou a mudança de trabalho do projeto: instrumentalização do SIMC para aquisição de novos equipamentos, como: móveis, carro e computadores, isso ajudará a inspeção municipal SIMC. O CIDES, ainda anunciou um programa dentro do SIMC, que em parceria com a Emater irá desenvolver educação sanitária nos municípios participantes do SIMC, com o objetivo de conscientização da população sobre a necessidade de consumo de produtos inspecionados e também de fomento das agroindústrias e indústrias de pequeno e médio porte.