Municípios devem garantir o controle da população de animais de rua obedecendo a Lei Estadual 21.970, de 2016
O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto do Paranaíba – CIDES participou nesta segunda-feira (16/10) em Uberaba de uma reunião junto ao deputado estadual Noraldino Júnior, o promotor de justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Carlos Alberto Valera, a ativista de proteção animal “Drika Protetora, entres outros envolvidos, na busca da implantação de projeto de castração de cães e gatos aos municípios consorciados.
O objetivo é levar aos municípios o “Castramóvel”, um veículo equipado para a realização dos procedimentos de castração de cães e gatos. Em consonância com a lei mineira que estabelece critérios de proteção, controle e reprodução animal de cães e gatos em situação de abandono, garantindo a saúde animal por meio da prevenção à zoonoses urbanas.
Além dos procedimento de castração o projeto leva conscientização a população quanto aos problemas de saúde pública e de meio ambiente e a reprodução indiscriminada pode causar. “Precisamos também mostrar ao Poder Público que investir em políticas de proteção animal é uma questão de saúde pública, pois animais abandonados, sem cuidado algum, aumentam o risco de transmissão de zoonoses para a população”, disse o deputado Noraldino Júnio.
De acordo com a secretária executiva do CIDES, Cristina Martins, a busca de parcerias desta natureza vem contribuir com os municípios em ações pontuais capazes também de minimizar os riscos de zoonoses, como a leishmaniose, fomentando o controle ético populacional de animais de rua.
O projeto “Castramóvel” é desenvolvido em parceria com a ONG Ajuda – Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais.