Na manhã do último sábado (01/02), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES) e a Prefeitura de Prata deram mais um passo importante para garantir o saneamento básico no Distrito de Jardinésia. Na ocasião, foram assinados os termos de aceite da população e a ordem de serviço para o projeto de fornecimento e instalação de sistemas individuais de tratamento de afluentes domésticos.
Um Sonho Antigo que se Torna Realidade
O saneamento básico em Jardinésia era uma demanda antiga, tanto para o prefeito Xexéu quanto para a população local. No entanto, com a parceria entre o CIDES, os Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Paranaíba e dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba, além da Agência de Gestão de Águas, o que antes parecia um sonho distante agora está prestes a se concretizar.
Juntas, estas instituições trabalharão na instalação de biodigestores para o tratamento do esgoto de cada residência no distrito, garantindo um ambiente mais saudável e sustentável para a comunidade.
Recursos aplicados
O recurso aplicado será no valor de quase 900 mil reais, é oriundo do pagamento de outorgas de uso de águas provenientes do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paranaíba (CBH PARANAÍBA), mais um grande investimento para a preservação recursos hídricos da nossa região, em benefícios da população local.
Benefícios para a Comunidade e o Meio Ambiente
A obra beneficiará diretamente as 79 famílias de Jardinésia, melhorando a qualidade de vida e reduzindo os riscos à saúde. Além disso, o projeto contribuirá para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos da região, promovendo um desenvolvimento mais sustentável.
A Importância do Trabalho em Conjunto
Durante a reunião foi ressaltado a importância do trabalho em conjunto dos comitês de bacias dos afluentes do rio Paranaíba, com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Paranaíba. “O CIDES, preocupado com o meio ambiente e com a questão hídrica dos municípios possui uma cadeira no conselho do CBHPN3”, informou a Secretária Executiva do Consórcio, Cristina Martins.
A participação de Cristina Martins também reforça a importância da representação feminina em cargos de destaque. Em Prata, essa questão é levada a sério: a mesa diretora do Legislativo é composta inteiramente por mulheres. Dos 9 vereadores do município, 4 são mulheres, com uma presidente e as outras três integrando a mesa diretora.
Este projeto é um exemplo de como a união de esforços pode transformar realidades e construir um futuro mais justo e sustentável para as comunidades.