O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, em solenidade, entregou os Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS e Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB
Na manhã desta terça-feira, dia 16 de junho, em solenidade na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, entregou aos municípios participantes o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS e Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB.
Foram várias audiências realizadas em todos os municípios participantes, somente com o foco na angariação de material para a formatação do Plano, sempre tendo como parceria o Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, e Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, além das prefeituras dos municípios participantes.
Integram o Consórcio e fazem parte do PMSB e PGIRS sete municípios, sendo eles Ituiutaba, Gurinhatã, Prata, Canápolis, Centralina, Araporã e Monte Alegre de Minas, todos com representantes na reunião.
O prefeito de Ituiutaba e presidente do CIDES, Luiz Pedro, ressaltou o empenho dos municípios em participar, trabalhar e integrar o projeto para elaboração dos Planos. “Hoje estamos dando mais um passo em prol do desenvolvimento de nossos municípios. Tratar o saneamento básico e a gestão de resíduos sólidos com seriedade evitará inúmeros problemas, principalmente, de questões ambientais, futuramente. Buscar soluções em conjunto é melhor, além de reduzir os custos de um projeto tão grandiosos como este. Temos que agir hoje pensando no amanhã, e o lixo é um problema global, e dar a destinação correta aos nossos resíduos é uma forma de preservar a natureza dando mais longevidade ao nosso planeta, por isso temos nos empenhado e, juntamente com os demais municípios consorciados, estamos definindo, em conjunto, a melhor forma de gerenciar estes resíduos”, complementou Luiz Pedro.
O presidente da AMVAP, Elson Martins, prefeito de Centralina, ressaltou que o empenho das diversas forças com os municípios por meio do Consórcio. “Quando nos foi apresentado o projeto com a participação da UFU e também de outras instituições de ensino, além de contar com o apoio do Ministério Público, tive a certeza de que este seria um projeto sério que colaboraria com os municípios num geral, contudo esse projeto é apenas a receita do bolo, são apenas os ingredientes e os meios para fazer acontecer e esse será um longo caminho, ainda mais tendo em vista a situação financeira que nosso pais vive, contudo agora passa a ser mais uma das responsabilidades dos nossos município”, conclui Elson.
A professora Doutora, Ângela Soeres, do instituto de Geografia da UFU, que é a coordenadora do projeto, ressaltou que este é o primeiro passo de um processo que não tem fim. “Enquanto o município produzir resíduos haverá trabalho a ser feito, e tudo isso baseia-se em decisões e ações que têm que ser tomadas diariamente, trabalhando desde a conscientização até a mudança de paradigmas, buscando sempre um mundo mais saudável para todos nós”, ressaltou Ângela.
Na mesa solene estiveram, além do presidente do CIDES, Luiz Pedro, e do presidente da AMVAP, Elson Martins, a professora Doutora do instituto de Geografia da UFU, que é a coordenadora do projeto, Ângela Soeres, o chefe das promotorias regionais de meio ambiente, Carlos Alberto Varela, o professor doutor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Amilton Souza.
A ação é promovida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, reuniu diversos prefeitos da região no auditório da AMVAP, em Uberlândia.