A primeira reunião técnica sobre “Serviços de Inspeção: Dinamismo para Economias Locais e Segurança Alimentar” realizada no Rio Grande do Norte, nos dias 13 e 14 de novembro, contou com a participação do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES.
O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, por meio da Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Norte – SFA/RN em parceria com o Sebrae/RN, foi promovido na busca de fomentar o desenvolvimento das diversas cadeias produtivas no Estado e especialmente mostrar a viabilidade na criação do Serviço Municipal de Inspeção – SIM.
A secretária executiva do CIDES, Cristina Martins, levou ao evento uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo consórcio, especialmente o projeto de implantação do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado – SIMC.
O SIMC será implementado pelo CIDES com a finalidade de desenvolver as agroindústrias de pequeno/médio portes nos municípios consorciados que aderirem a este projeto. O trabalho será voltado para o desenvolvimento econômico regional sustentável na forma de gestão associada aos municípios, para o desenvolvimento de políticas públicas comuns aos entes federados.
“Assim como já aconteceu com outros projetos, este trabalho do CIDES apesar de estar em fase inicial de implantação, está sendo referência para outras regiões. As ações do consórcio são vistas com bons olhos e tem se tornado ferramenta de otimização dos recursos entre os municípios consorciados, o que pra nós cumpre nosso papel de apoio a gestão pública municipal”, concluiu Cristina.