O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES participou na última semana da terceira edição do Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais realizado em Nova Friburgo no Rio de Janeiro entre nos dias 13 e 14 de julho.
Entre os diversos assuntos discutidos durante o evento foram levantados temas relevantes como “Perspectivas para o Desenvolvimento de Políticas Públicas Consorciadas”, “O Impacto da Crise Econômica nos Municípios e a Gestão Consorciada como Instrumento no Enfrentamento dos Desafios”, “O Consórcio como Ferramenta de Gestão Pública e seus Contornos Legais”, dentre outros.
Da esquerda pra direita: Wellington Rodrigues – Prefeito de Mar de Espanha-MG, Cristina Martins – Sec. Executiva CIDES, Reinaldo Tannús – Pres. Cides e prefeito de Campina Verde-MG.
O presidente do CIDES e prefeito de Campina Verde-MG, Reinaldo Assunção Tannús, juntamente com a secretária executiva do consórcio, Cristina Martins, participaram do evento como forma de agregar valor e buscar interação com os temas atuais. Um dos destaques foi o lançamento do projeto “Cidades Inteligente” em que o CIDES já trabalha para o desenvolvimento em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Especialidades – CIESP e a Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais do Brasil – Conaci/BR, iniciado pelo prefeito de Mar de Espanha-MG, Wellington Rodrigues, em consonância com o Decreto 8.776 de 11 de maio de 2016.
Para o presidente do CIDES, Reinaldo Assunção Tannús, os primeiros passos no desenvolvimento de projetos de Cidades Inteligentes, também chamadas de “Smart Cities”, são um elo importante na corrente de desenvolvimento conjunto que busca atender às necessidades de integração de políticas públicas locais adotando práticas sustentáveis capazes de chegar às cidades de pequeno porte que integram o consórcio.