CIDES participa de seminário do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES participa do Seminário de Sensibilização para Gestores Públicos e representantes do setor privado das Agroindústrias e do Curso de Atualização em Inspeção Higiênico-Sanitária, realizado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, até o próximo dia 06/09 em Campo Grande/MS.

O Encontro apresenta as vantagens aos gestores públicos e das agroindústrias, de participarem do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). O Seminário acontece em dois momentos.

O primeiro com foco em capacitar os gestores públicos com orientações detalhadas sobre os requisitos para adesão ao Sistema. Os representantes do setor das agroindústrias vão entender a importância dos autocontroles, tais como as Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Já no segundo momento os coordenadores do serviço de inspeção (SI) de Estados e Municípios, passam por atualização das normas em Inspeção Higiênico-Sanitária. Instruções necessárias sobre inspeção ante e post mortem das principais espécies de abate (aves, bovinos e suínos) e verificação oficial dos programas de autocontrole (BPF, PPHO e APPCC) visando à equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).

No evento o Secretário de Defesa Animal – SDA, José Guilherme Tollstadius Leal, reforçou a importância do SIM para o desenvolvimento municipal, uma vez que os produtos legalizados podem participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Lembrou também que eles geram empregos e garante a segurança alimentar, pontos fundamentais para a economia local e regional, destacou que destacou a importância dos consórcios públicos na execução do serviço de inspeção na gestão associada aos municípios.

A Secretária Executiva do CIDES, Cristina Martins destaca que o consórcio está seguindo as diretrizes e orientações do MAPA no processo de implantação do serviço de inspeção via consórcio. “Logo, teremos um serviço de inspeção para nossos municípios baseado na inspeção, fomento e na segurança alimentar, seguindo as orientações do MAPA e com foco desenvolvimento regional”.