O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável – Cides realizou nesta quinta-feira (31/03) assembleia geral em que foram discutidos diversos temas de abrangência do consórcio entre eles os planos de mobilidade urbana para municípios população a partir de 20 mil habitantes conforme exigem em lei federal.
Também foram tratadas demandas de ajustes quanto ao pagamento à empresa responsável pela manutenção na iluminação pública nas cidades consorciadas, que por meio do Cides assumiram os ativos da iluminação pública desde janeiro de 2015.
Outro ponto discutido foi quanto a implantação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM que deve ser implantado por meio do consórcio naqueles municípios que apresentam perfil de produção agroindustrial. O objetivo é unir esforços entre as cidades para assim diminuir a despesa para as prefeituras. Para tanto os levantamentos prévios já estão em fase adiantado pelo consórcio em parceria com a Emater-MG.
Já um questionamento recorrente apontado pelos gestores na assembleia do Cides foi quanto ao crescente número de animais soltos nas ruas da cidades. São casos de animais de estimação como cães e gatos, e até animais de grande porte como equinos e bovinos. Para dar solução a esta realidade os prefeitos buscam atender as determinações da Lei Estadual 21.970 que trata sobre a obrigatoriedade do gestor em se atentar para o controle populacional de animais em perímetro urbano. As alternativas estão sendo discutidas dentro do consórcio que deve buscar parceria junto a universidades e órgão competentes como forma preventiva visto que algumas espécies podem transmitir zoonoses.
com informações da Ascom Ituiutaba