A sensibilização de jovens para as novas tecnologias empregadas no campo foi pauta na reunião realizada na manhã desta sexta-feira (07/02) na sede do Sindicato Rural de Uberlândia. O tema é incentivado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, que irá participar com stand na 9ª edição da Feira do Agronegócio Mineiro – Femec.
Ao fomentar o apoio do consórcio na realização da feira, o presidente do CIDES e prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges, destacou a importância do pequeno produtor nos municípios e de ações capazes de valorizar o setor, bem como incentivar os jovens na continuidade dos empreendimentos no campo.
“Como gestores públicos é nosso papel incentivar os avanços no agro. Envolver a comunidade escolar, participar de feiras desta natureza. O campo hoje está repleto de tecnologias e nossos jovens podem agarrar estas oportunidades para desenvolver nosso agronegócio com facilidade e domínio de tecnologias”, disse Lindomar.
O deputado federal Zé Vitor, participou da reunião e pontuou sobre pontos de atenção nas políticas públicas que vem de encontro aos incentivos no campo. São situações como o consumo de produtos do agronegócio brasileiro no exterior, as interações com novas tecnologias, questões ambientais que refletem na rotina de produção, a assistência técnica a produtores e as questões sanitárias.
“O consórcio está um passo à frente com a implantação do serviço de inspeção. Aliado a questão das tecnologias isso abre um universo de novas possibilidades e precisamos ter nossos jovens cada vez mais alinhados para esta realidade”, disse o deputado.
Femec 2020
O presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Gustavo Galassi, ressaltou a importância das parcerias na realização da feira. O CIDES terá um espaço dedicado aos municípios nesta edição da Femec e espera integrar os jovens e os pequenos produtores rurais dos municípios do consórcio na programação de 2020.
“Temos a honra de ter na feira hoje diversos setores e a pauta da sustentabilidade é um dos grandes eixos. Hoje a Femec está entre as 10 maiores feiras do agronegócio brasileiro e é justamente essa soma de parceria que contribui para o crescimento e desenvolvimento do setor”, disse Galassi.
Este ano o feira traz o tema “agronegócio em sintonia com ciência e tecnologia”, e já se consagrou como ponto principal para o produtor rural realizar a compra de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, insumos, sementes, veículos e outros itens destinados à produção agropecuária.
A feia se consagra como ponto principal para o produtor rural realizar a compra de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, insumos, sementes, veículos e outros itens destinados à produção agropecuária, traz o tema “agronegócio em sintonia com ciência e tecnologia”.
A 9ª edição da Femec será realizada de 24 a 27 de março de 2020 no Parque de Exposições Camaru em Uberlândia (MG) com entrada e estacionamento gratuitos, tendo foco na comercialização de produtos e serviços, além da capacitação de produtores rurais, trabalhadores e técnicos do setor. A Femec oferece oportunidades para investimento na renovação de maquinário com preços e condições de financiamentos iguais às encontradas nas principais feiras do Brasil. A presença das principais instituições financeiras com operações sendo realizadas dentro do parque facilita a aprovação de crédito.
A feira promove ainda exposições de equinos e bovinos e a feira de touros PO e fêmeas do Programa Pró-Genética e Pró-Fêmeas, leilões de animais de elite, arena automotiva com lançamentos das principais montadoras do País. Os dados apresentados nesta página são da Embrapa.