O município de Araporã comemorou na última quinta-feira (27/04) 25 anos de emancipação política. Na ocasião, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES realizou na Câmara Municipal de Araporã sua 7ª assembleia geral extraordinária.
A prefeita anfitriã, Renata Cristina Silva Borges, destacou a importância para o município de Araporã receber as assembleias do Cides e da Amvap. A prefeita apresentou as ações empreendidas por sua gestão nos 100 primeiros dias de governo e as conquistas alcançadas até agora, muitas delas com projetos desenvolvidos por meio da Amvap.
O município de Araporã faz parte do CIDES desde a sua formação. Participou dos Planos de Saneamento Básico, Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e também os Planos de Medidas Emergenciais do PGIRS. Atualmente, Araporã executa a gestão dos ativos da iluminação pública (IP) por meio dos serviços ofertados pelo CIDES com empresas licitadas e contratadas para realização dos serviços de manutenção, Call Center e Software de Gestão e fiscalização.
Na assembleia em Araporã o CIDES foram entregues aos prefeitos projetos desenvolvidos pelo consórcio sendo eles: Os Plano Municipais de Medidas Emergenciais do PGIRS (Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos), desenvolvido para oito municípios (Araporã, Canápolis, Centralina, Gurinhatã, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Prata e Santa Vitória) e também os Planos Municipais de Mobilidade Urbana, desenvolvidos para cinco municípios (Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Prata e Santa Vitória).
O presidente do CIDES e prefeito de Campina Verde, Fradique Gurita Silva, destacou que “esse é um momento importante tanto para os municípios como para o CIDES pois, representa mais uma etapa cumprida de várias outras demandas que os municípios atingirão através do consórcio, que tem como objetivo maior, o desenvolvimento sustentável de políticas públicas”. Fradique chamou a atenção também para questões ligadas ao meio ambiente e ao planejamento do desenvolvimento de cada município.
Em sua fala de encerramento o presidente do CIDES ainda destacou, a importância dos municípios se unirem na busca pelo melhor custo benefício nas negociações de renovação dos contratos de gestão dos ativos da iluminação pública. Fradique, contou com resposta positiva dos prefeitos presentes e espera dos prefeitos que não puderam participar da 7ª AE, o posicionamento sobre a renovação dos contratos com a proposta da empresa executora de redução no custo de manutenção na ordem de 25% por ponto de iluminação pública.