Aconteceu no dia 25 de novembro, reunião técnica sobre o projeto de concessão/PPP para a destinação final dos resíduos sólidos urbanos de origem domiciliar, proposta oriunda do Edital de Chamada Pública FEP-Caixa Econômica Federal – C.E.F., 01/2020 no qual o CIDES foi habilitado.
Nesse projeto a CEF se compromete a desenvolver, com apoio dos municípios participantes, o desenvolvimento de estudos técnicos e modelagem, e toda o processo de licitação para a concessão ou PPP na destinação final dos resíduos sólidos urbanos de origem domiciliar.
O consórcio tem até o dia 14 de dezembro para assinar o contrato com a C.E.F e iniciar os trabalhos com a oportunidade única de resolver regionalmente a gestão de resíduos sólidos de todos os municípios e atender a legislação de forma mais econômica e definitiva.
Estiveram presentes na reunião prefeitos e secretários de dez municípios; o Promotor Dr. Carlos Alberto Valera, Coordenador das Promotorias de meio ambiente; os representantes locais da Caixa Econômica Federal Cristiano Krueger e Danielle Souto, além do representante da GEDEP – Gerência Nacional de Desestatização, Parcerias e Serviços Especializados – Walter Oighenstein Anderson; o representante da Semad – Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eduardo Ken Mizuta. A reunião contou também com a participação online da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais – ARISB-MG.
O Cides foi habilitado no edital em 2020 e durante os quase dois anos a equipe fez várias tratativas sobre o projeto nas assembleias e em reuniões dos prefeitos.
“Estou certo que não há mais dúvida que essa é a alternativa mais sustentável para resolver o problema de todos os municípios em relação aos lixões e a destinação de resíduos”, destacou o Presidente do CIDES e prefeito de Campina Verde, Dr. Helder Paulo Carneiro.