A Coordenadoria Intermunicipal para a Redução de Risco de Desastres (CIRRD), realizou na última semana reuniões estratégicas focadas na validação das áreas de risco mapeadas. Este passo é essencial na implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil nos municípios CIRRD.
As apresentações, conduzidas pelo Capitão Daniel Morais e pelo Geógrafo da CIRRD, Mário Lúcio, marcaram um avanço significativo na construção dos Planos de Contingência Municipais (PLANCON), conforme previsto na Lei 12.608/2012. Este progresso é fundamental para fortalecer a preparação e resposta dos municípios diante de potenciais desastres.
A equipe CIRRD, empenhada em posicionar nossos municípios como referências em gestão de risco de desastres, aplicou técnicas como mapeamento topográfico, avaliação de vulnerabilidade por meio da Ferramenta de Avaliação Rápida de Riscos (ARR) e geoprocessamento.
Os membros dos Grupos de Trabalho (GT’s) desempenharam papel fundamental na validação das áreas de risco mapeadas, destacando o comprometimento de prefeitos, secretários, representantes de órgãos setoriais, representantes do poder público e membros da sociedade.
Após a validação, foram identificados cenários de risco abrangentes, incluindo áreas de risco de inundações, tempestades convectivas, riscos tecnológicos e áreas suscetíveis a escorregamentos. Esses resultados são fundamentais para a elaboração de Planos de Contingência Municipais robustos e eficazes.
Agradecemos a participação ativa dos membros dos GT’s e reforçamos a importância da colaboração contínua. Os próximos municípios a serem visitados serão Campina Verde, Prata, Santa Vitória e Nova Ponte. Juntos, estamos construindo um futuro mais seguro e resiliente!