Nesta segunda-feira (19/02), a equipe CIRRD reuniu-se virtualmente com os coordenadores das Defesas Civis dos municípios participantes para dar um passo importante na construção do Plano de Contingência: o cadastramento de recursos e levantamento de vulnerabilidades.
➡️ O que foi feito?
Orientação técnica:
A equipe CIRRD orientou os coordenadores sobre como realizar o cadastramento de recursos disponíveis para resposta a desastres, como:
- Equipamentos
- Pessoal
- Abrigos
- Estoques de alimentos e água
Levantamento de vulnerabilidades:
- Foram discutidas e apresentadas as ferramentas e métodos para identificar áreas de risco e as pessoas e estruturas mais vulneráveis a desastres.
- A equipe CIRRD disponibilizou um aplicativo para auxiliar na coleta de dados.
➡️ Por que isso é importante?
Dados para decisões:
- *O cadastramento de recursos e o levantamento de vulnerabilidades fornecerão informações essenciais para a construção do Plano de Contingência.
- Ações mais eficazes:
- Com base nesses dados, será possível definir ações mais precisas para prevenir e mitigar os impactos de desastres.
- Comunidades mais resilientes:
- A CIRRD está comprometida em fortalecer a capacidade de resposta dos municípios a desastres, construindo comunidades mais resilientes.
➡️ Próximos passos:
Municípios:
- Os coordenadores das Defesas Civis dos municípios participantes em conjunto com militares do CBMMG serão responsáveis por realizar o cadastramento de recursos e o levantamento de vulnerabilidades.
- CIRRD:
- A CIRRD dará suporte técnico aos municípios durante todo o processo.
➡️ Juntos somos mais fortes!
- A CIRRD agradece a participação de todos os coordenadores das Defesas Civis na reunião. A construção do Plano de Contingência é um trabalho conjunto que visa proteger a vida e o patrimônio das pessoas que vivem em áreas de risco.