Teve início nesta terça-feira (04/04) o Curso de Licenciamento Ambiental para atividade de autorizações ambientais de funcionamento das chamadas classe um e dois. A capacitação é promovida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES juntamente com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap e tem duração de dois dias com carga horária de 16 horas.
O evento conta com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Supram e da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, onde ocorrem as palestras no laboratório do bloco 3Q no Campus Santa Mônica.
O evento reúne cerca de 40 participantes e traz capacitação à estes servidores municipais para atividade de autorizações ambientais de funcionamento classe 1 e 2. O conteúdo ministrado é pautado na deliberação normativa do Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam, nº213, proposta pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais, que regulamenta dispositivos da lei complementar federal nº140/2011 visando estabelecer as tipologias de empreendimentos de atividade cujo licenciamento ambiental poderá ser realizado pelo município.
Neste primeiro dia de encontro os participantes acompanharam as explanações da titular do Instituto de Geografia da UFU, professor Drª Ângela Soares. Na sequencia o conteúdo programático ainda traz as participações do Superintendente da Supram – José Vitor, do Subsecretário de Regularização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Anderson Aguilar, da Diretora de Fiscalização Supram Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba Francely Tilio e da Coordenadora do Núcleo de Apoio Operacional da Supram Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba Elizabete Lima.
A abertura do curso na manhã desta terça-feira contou com a presença da secretária executiva do Cides – Cristina Martins, que destacou que o consórcio vem empreendendo ações desta natureza lado ao lado com os municípios na busca pelo desenvolvimento regional sustentável e proporcionando a possibilidade de capacitação à servidores municipais para a condução criteriosa dos licenciamentos ambientais em conjunto com a Amvap.