O Curso de Licenciamento Ambiental para atividade de autorizações ambientais de funcionamento classe 1 e 2 realizado nos dias 04 e 05 de abril, qualificou cerca de 40 servidores municipais. A capacitação foi promovida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES juntamente com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Supram e a Universidade Federal de Uberlândia-UFU.
O treinamento aconteceu no laboratório do bloco 3Q no Campus Santa Mônica da UFU e contou com palestras e visita técnica a sede da Supram e teve duração de dois dias com carga horária de 16 horas.
O segundo dia do curso contou com a apresentação do Subsecretário de Regularização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Anderson Aguilar. O subsecretário destacou a importância da deliberação normativa do Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam, nº213, que passa possibilitar que licenciamentos ambientais possam ser feitos diretamente nos municípios.
Anderson Aguilar ressaltou em sua fala de abertura que “esse é um passo importante no desenvolvimento sustentável. Afinal é o município que conhece melhor a realidade local”, disse.
O Superintendente da Regional Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba da Supram – José Vitor, ressaltou com os participantes a importância do papel desempenhado pelo consórcio junto aos municípios na promoção de qualificação capaz de capacitar os servidores para esta nova demanda de licenciamento ambiental. José Vitor destacou o Cides como o caminho mais viável para a implantação das novas diretrizes nos municípios.
Na sequência a Diretora de Fiscalização Supram Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Francely Tillio, detalhou sobre as etapas de fiscalização inerentes à emissão do Certificado de Autorização Ambiental de Funcionamento.
Já a Coordenadora do Núcleo de Apoio Operacional da Supram Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Elizabete Maria de Lima apresentou aos participantes orientações quanto ao preenchimento Formulário Integrado de Caracterização do Empreendimento – FCE, que constitui um dos primeiros passos para a regularização ambiental.
O curso encerrou-se com uma visita técnica a sede da Supram Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba situada no centro de Uberlândia onde houve por parte do Gestor Ambiental – Adriano Teixeira de Lourenço, e do Assistente Administrativo – Paulo Rogério da Sila, muitos esclarecimentos sobre os trâmites internos e os vários formulários que são preenchidos no processo de emissão de AAFs.
Imagens do Curso Licenciamento Ambiental Dia 2
Curso Licenciamento Ambiental Dia 2 Supram
Arquivos da Palestra da Profa. Dra. Ângela Maria Soares, professora do Instituto de Geogradia da Universidade Federal de Uberlândia
Arquivos da Palestra Anderson Aguilar – Subsecretário de Regularização Ambiental – Sisema
Arquivos Palestra Anderson Aguilar – Subsecretário de Regularização Ambiental – Sisema
Arquivos Palestra Francely Aparecida Moreno de Tillio – Diretora Regional de Fiscalização Ambiental da Superintendência Regional de Meio Ambiente
- APRESENTAÇÃO CURSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL
- DN – COPAM – 213 – Atividades Licenciadas pelo Município
- EMISSÃO DE AAF
- FCE – ATIVIDADES
- FCEI – Orientação preenchimento
- FCE – Mineração
Arquivos Palestra Elizabete Maria de Lima – Coordenadora do Núcleo de Apoio Operacional
- Apresentacão FCE – Trâmites Internos NP e AAF
- DN_COPAM_213 – Atividades licenciadas pelo Município
- EMISSÃO DE AAF
- FCE e atividades
- FCEI – Orientação preenchimento
- FCE Mineração-_Versão 11
- FCE e outras atividades
- ORIENTAÇÃO SOBRE FCE A SER ENVIADO PARA A SUPRAM