O distrito de Jardinésia, em Prata-MG, deu um passo importante rumo à melhoria da qualidade de vida de sua população. Foi entregue, recentemente, o projeto de Saneamento Básico Rural, que contemplou a comunidade com a instalação de 79 biodigestores por meio do Projeto de Saneamento Básico Rural, resultado da parceria entre comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), o Comitê da Bacia Hidrográfica PN3 (CBH PN3), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES) e a Prefeitura Municipal de Prata.Com investimento de R$ 854.967,55, , a iniciativa garante o tratamento adequado do efluente sanitário, evitando contaminação do solo e da água, além de gerar benefícios ambientais, sociais a longo prazo.
Segundo os organizadores, os biodigestores permitem que as famílias tenham uma solução moderna, sustentável e de fácil manutenção, trazendo mais dignidade, saúde pública e qualidade ambiental para comunidade
A Diretora Executiva do CIDES, Cristina Martins, reforçou a importância da parceria com os municípios:
“A gente do CIDES está desenvolvendo sempre, junto com os municípios, alternativas para sanar deficiências que a gente sabe que existem nas estruturas. Xexeu tem feito um governo de excelência, todos vocês têm acompanhado de perto. Tem sido uma luta constante para resolver problemas já antigos da nossa cidade (Prata) e o CIDES faz isso, ele trabalha em conjunto com os municípios buscando agregar valor, levar soluções e alternativas.”
“O CIDES trabalha em conjunto com os municípios buscando agregar valor, levar soluções e alternativas. Xexeu tem feito um governo de excelência, todos vocês têm acompanhado de perto. Sabemos das dificuldades históricas que existem nas estruturas e estamos sempre desenvolvendo projetos para mudar essa realidade. Essa entrega em Prata é marco importante nesse caminho.”
Com a entrega, Jardinésia passa a contar com um sistema de saneamento rural moderno e eficiente, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com a saúde, a sustentabilidade e o desenvolvimento do meio rural.