Equipe CIRRD visita municípios consorciados ao CIDES para apresentar resultados

A Coordenadoria Intermunicipal para a Redução do Risco de Desastres (CIRRD) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) estão visitando todos os municípios consorciados ao CIDES (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) para apresentar os resultados obtidos pela CIRRD desde a sua implantação.

Ao todo são 20 municípios (Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Campina Verde, Centralina, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Ituiutaba, Monte Alegre, Nova Ponte, Prata, Santa Vitória e Tupaciguara). Desse total a equipe já visitou a metade e a previsão é de que até o fim do mês seja concluída a agenda de reuniões.

Durante as visitas, que conta com a participação de prefeitos, secretários, coordenadores e agentes de defesa civil, são apresentados os resultados do primeiro ano de trabalho da CIRRD, e ainda, os projetos em andamento. Além de apresentar resultados e incentivar os municípios a participarem da iniciativa MCR2030, a equipe também está convidando os municípios a participarem do 1° workshop de preparação para o período chuvoso, que será realizado no dia 26 de outubro.

A CIRRD foi criada em 2022 e desde a sua implantação vem realizando atividades junto às Defesas Civis dos municípios. “Nosso primeiro trabalho foi fomentar a criação das COMPDECs e sensibilizar os gestores municipais sobre a importância de se pensar em iniciativas que reduzam os riscos de desastres. Lidar com eventos que tem origem nas mudanças do clima será um dos maiores desafios a ser enfrentadas pelas cidades e nossa região sofre principalmente com incêndios florestais e chuvas intensas, que têm se acentuado nos últimos anos. Esses eventos podem gerar prejuízos e transtornos para os cidadãos e prefeitos, por isso, é essencial o apoio da CIRRD aos municípios no planejamento de ações que visam preparar e adaptar as cidades”, informou o coordenador técnico da CIRRD, capitão Daniel Morais.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela CIRRD podemos destacar a instalação das estações meteorológicas nas cidades consorciadas, curso de brigadista florestal, simulado de resposta a desastres em barragem, mapeamento de áreas de risco nos municípios, participação no processo de elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, ajuda na criação das COMPDECs, auxílio aos municípios nos processos de decretação de Situação de Emergência, visita na mina Córrego do Feijão em Brumadinho, participação nos seminários Cidades Resilientes na UFU, Redução de Risco de Desastres em Sinop – MT, Soluções Inovadoras para o Futuro das Cidades em Manaus e Plataforma das Américas no Uruguai. “Em apenas um ano já fomos convidados para mostrar o trabalho da CIRRD em vários seminários, inclusive em outros estados e no exterior. Também ganhamos o prêmio iNova Bombeiro Militar, categoria ações já implantadas”, ressaltou o capitão Morais.

Atualmente sete municípios fazem parte da CIRRD, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Santa Vitória.

Este slideshow necessita de JavaScript.