IFTM oferece curso gratuito de Aquicultura em Uberlândia

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) está com inscrições abertas para nove cursos técnicos em Uberlândia. A novidade está na oferta do curso de Aquicultura, que qualifica para a criação de peixes, rãs, camarões e outros organismos que vivem em ambientes aquáticos. São 40 vagas para essa modalidade, que tem duração de 1 ano e 6 meses e será ministrada no período matutino.

Segundo Adriana Garcia de Freitas, coordenadora do curso de Aquicultura, existe em Uberlândia e região uma carência de formação na área. “Promovemos anualmente a Semana da Família Rural, que oferece minicursos voltados para o público externo, e sempre procuram por esse tema em específico, as vagas se esgotam rapidamente. Por não existir um curso técnico específico sobre aquicultura na região, o instituto resolveu ofertar”, afirmou.

iftm-by-douglas

De acordo com Caroline Silva Severino, coordenadora de Processos Seletivos, o curso em Aquicultura tem caráter concomitante, voltado para quem já concluiu o Ensino Médio ou está cursando em outra instituição de ensino. “O fato de já termos uma infraestrutura necessária no campus, com professores especializados, laboratórios de produção, tanques-rede e escavados, salas de aulas e represa, a qualidade do curso é potencializada”, disse.

Para Wilson Boitrago, técnico em Agropecuária no instituto e mestre em Aquicultura, o fato de Minas Gerais ter mais de 11 mil hectares de lamina d’água, faz com que a aquicultura ganhe espaço. Segundo Boitrago, existem diferentes opções de produção, que envolvem criação de peixe de indústria, como tilápia e peixes nativos, como tambaqui, além dos ornamentais e ainda da produção de camarão de água doce, que tem aumentado na região, e de água salgada, com o uso de tecnologias específicas.

Gratuidade

Os interessados no curso de Aquicultura e demais modalidades terão até 24 de novembro para se inscreverem pelo site do IFTM.

Em Uberlândia, são oferecidas 345 vagas, sendo 235 para cursos integrados ao Ensino Médio e 110 para concomitantes que são para quem já concluiu o Ensino Médio ou está cursando em outra instituição. Todos os cursos são gratuitos.