Mulheres rurais podem participar de concurso que vai premiar produção sustentável de alimentos

Estão abertas até o dia 1º de agosto as inscrições para o concurso Saberes e Sabores Rurais: As Mulheres Rurais no resgate da alimentação tradicional saudável e na proteção à biodiversidade, destinado à escolha de receitas e negócios para as mulheres rurais. A iniciativa é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e ONU Mulheres. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva a participação no prêmio.

A premiação busca valorizar o papel das mulheres rurais na produção sustentável de alimentos saudáveis e nutritivos. Candidatas podem concorrer nas categorias receitas e saberes gastronômicos ou empreendimentos agrícolas. O prêmio faz parte da campanha #MulheresRurais, Mulheres com Direitos implementada pelas duas agências e demais parceiros do governo brasileiro. A CNM reitera o apoio à campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos que tem como objetivo a promoção do empoderamento feminino.

Coordenada mundialmente pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e gerenciada no Brasil pela Secretaria Especial de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Sead) da Casa Civil da Presidência da República, a campanha tem a finalidade de dar visibilidade às mulheres rurais e premiar relatos de vida e experiências exitosas femininas no mundo rural.
Fases
A CNM destaca que a convocatória terá dois resultados principais: um com a documentação multimídia de saberes gastronômicos e outro com catálogo de produtos e serviços desenvolvidos por mulheres rurais. O portal Saberes e Sabores vai divulgar as receitas e os negócios concorrentes como forma de estimular a participação de mais mulheres no concurso. Não há limite de materiais enviados por pessoa ou organização. Confirme aqui a sua participação.