Municípios assumem os ativos da iluminação pública a partir desta quinta-feira

Já no primeiro dia do ano de 2015 a manutenção deixa de ser responsabilidade da Cemig

A medida é um cumprimento à Resolução Normativa 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel que estabelece no artigo 218, que as distribuidoras devem transferir o sistema de iluminação pública, registrado como Ativo Imobilizado em Serviço (AIS) às prefeituras a partir de 2015. Nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba 20 cidades já passam a contar com serviço diferenciado nesta quinta-feira (01/01/2015).

A população deve ficar atenta ao novo serviço. Um telefone de acesso gratuito já está disponível pelo número 0800 0900 300. Com ele todo cidadão pode informar problemas com a iluminação pública, solicitar reparos ou até mesmo notificar irregularidades como a ocorrência de luz acesa durante o dia ou apagada durante a noite.

Para que estes municípios administrem os chamados ativos da iluminação pública, ou seja, a manutenção do parque de iluminação de cada cidade, os gestores se agruparam no Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES. Por meio dele Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Prata, Santa Vitória e Tupaciguara passam a contar com o novo modelo.

A população deve ficar atenta ao novo serviço. Um telefone de acesso gratuito já está disponível pelo número 0800 0900 300. Com ele todo cidadão pode informar problemas com a iluminação pública, solicitar reparos ou até mesmo notificar irregularidades como a ocorrência de luz acesa durante o dia ou apagada durante a noite. O número passa a funcionar já a partir deste dia primeiro de janeiro de 2015 de forma gratuita.
Outros serviços

Vale lembrar que serviços como religações, notificações de interrupção no fornecimento de energia elétrica, problemas com a conta e vários outros, continuam sendo de responsabilidade exclusiva da companhia de fornecimento de energia elétrica.

Em todo o estado a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig atende as demandas da população pelo telefone 116.