Representantes do Consórcio CIDES, da Caixa Econômica Federal e da sua consultoria realizaram no mês de agosto a primeira rodada de visitas técnicas nos municípios participantes do projeto de concessão pelo Fundo de Estruturação de Projetos da Caixa, no setor de saneamento básico, modalidade resíduos sólidos urbanos de origem domiciliar – serviços divisíveis.
As visitas aconteceram entre os dias 02 e 11 nos municípios de Araguari, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Estrela do Sul, Indianópolis, Ipiaçu, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Prata, Santa Vitória e Tupaciguara.
Os técnicos, secretários municipais, representantes da sociedade civil e coordenadores do projeto visitaram todas as áreas onde são feitos os manejos de resíduos nos municípios. Esse trabalho faz parte do diagnóstico, um levantamento que é feito nessa primeira fase do projeto.
Resolver os problemas dos lixões e aterros e assegurar que não seja mais cometido dano ambiental são os principais objetivos do projeto. Por isso, essa concessão traz importantes benefícios aos municípios contemplados, tanto na área ambiental quanto de saúde pública, já que consequentemente com a implantação do projeto vai melhorar a saúde da população, em especial no controle de endemias, reduzindo assim a número de atendimento no sistema de saúde municipal. Outro benefício é resolver definitivamente os termos de ajustamento (TAC’s) de cada município e reduzir os custos operacionais, ambos relacionados ao RSU. O resultado com certeza é a prestação de um melhor serviço à população e ainda faz com que o município esteja em conformidade com as legislações.