O Programa Regional de Controle de Natalidade de Cães e Gatos do CIDES é o resultado de planejamento e trabalho do Consórcio com o objetivo de contribuir com essa importante política pública e de possibilitar a todos os municípios consorciados o cumprimento de diversos termos de ajuste de conduta e ações judiciais. Esse Programa se originou após demanda de vários prefeitos em Assembleia do CIDES, e teve seu pontapé inicial com o Chamamento Público CIDES nº 001/2023, que credenciou a Ajuda – Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais. Recentemente, fomos beneficiados com emenda parlamentar do deputado estadual Noraldino Júnior, que está garantindo que todos os Municípios do CIDES possam ser atendidos por Mutirões de castração e microchipagem de cães e gatos.
Como Funciona?
A equipe credenciada pelo CIDES é responsável pelas ações de agendamento de mutirões e cadastramento dos animais nos Municípios participantes.
Para participar, basta que o Gestor Municipal celebre um convênio com o CIDES e com a credenciada e emitia sua ordem de serviço, solicitando o agendamento e a organização de seu Mutirão. O Município fica encarregado de providenciar o local, a estrutura mínima e a divulgação do fato, e a Credenciada fica responsável por deslocar-se até o Município com sua equipe técnica, em número suficiente para atender a demanda local, bem como fornecer os insumos necessários e as orientações devidas, além de promover o cadastramento dos animais atendidos. Ademais, a Credenciada realizará a aplicação de microchip, durante o procedimento cirúrgico. Ainda, a cada atendimento será providenciado o respectivo prontuário, no qual serão anotados todos os dados do animal atendido.
Atenção: o Programa é voltado para o atendimento de animais em situação de vulnerabilidade, urgência ou abandonados.