O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, vai, mais uma vez, elaborar um plano intermunicipal, desta vez com o foco nas agroindústrias
Ituiutaba – Na tarde desta segunda-feira, o prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro, que é também presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, recebeu a secretária executiva da CIDES, Cristina Martins e o Consultor de Desenvolvimento Econômico da Associação Mineira dos Municípios, Leandro Rico, onde trataram da possibilidade da instalação de mais um plano integrado entre os municípios.
O modelo de consórcio surgiu como uma alternativa para reduzir custos e verticalizar os resultados, unindo vários interessados em um mesmo propósito, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, que é um dos consórcios integrantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP, já desenvolveu, recentemente, o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS e Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB, unindo vários municípios e reduzindo custos drasticamente.
“Nossa intenção em integrar e buscar estas soluções em conjunto, além de reduzir os custos destes projetos, também possibilita pensar como cidade polo e com isso trabalhamos o desenvolvimento de toda nossa região. Hoje nossa cidade é região tem um agronegócio forte que é desenvolvido, mas poderia ser ainda mais forte, por isso, procuramos e hoje estamos estudando a possibilidade de implantação de um plano que visa Sistema de Inspeção Municipal, para regularizar e ajudar a desenvolver as nossas agroindústrias”, ressaltou o prefeito de Ituiutaba e presidente do CIDES, Luiz Pedro.
Segundo um levantamento da Associação Mineira de Municípios – AMM, a região tem mais de 500 agroindústrias, em potenciais, que já trabalham e atuam sem essa inspeção, portanto, trabalhando na irregularidade. “Já temos na região diversas empresas que já atuam, mas sem a inspeção, essa legalização com o Sistema de Inspeção Municipal será bom para todo mundo, contribuindo para o desenvolvimento das indústrias e também dos municípios”, ressaltou o técnico do Departamento de Desenvolvimento Econômico da AMM, Leandro Rico.
Várias reuniões ainda vão propor aos municípios integrantes do Consórcio, para que os mesmos apreciem e entenda a viabilidade do plano. Tudo o que está sendo promovido pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, e pela Associação Mineira de Municípios – AMM, terá seus desdobramentos nos próximos dias.