Prefeitos eleitos para a gestão 2025-2028 participam do 1º Encontro do CIDES em Uberlândia/MG

Na última quarta-feira (04), em Uberlândia, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba (CIDES) promoveu o 1º Encontro de Prefeitos Eleitos para a gestão 2025-2028. o evento reuniu prefeitos, secretários municipais, os Deputados Federais Zé Silva e Pedro Aihara, o subsecretário de saneamento de Minas Gerais, Anderson do Carmo Diniz, além do Secretário Adjunto do Governo Federal, Manoel Renato Machado Filho.

A Diretora Executiva do CIDES, Cristina Martins, abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes e reforçando a importância das ações consorciadas promovidas pelo CIDES. Cristina destacou iniciativas como o projeto de concessão de manejo de resíduos sólidos urbanos, desenvolvido em parceria com o Fundo de Estruturação de Parcerias (FEP) e a Caixa Econômica Federal. Segundo ela, “as soluções conjuntas proporcionadas pelo consórcio trazem benefícios que seriam impossíveis de alcançar de forma isolada pelos municípios”.

O Presidente do CIDES e Prefeito de Cachoeira Dourada/MG, Aleandro Silva (Candango), celebrou os avanços do projeto de concessão, que ele classificou como “um marco na história dos municípios”. Ele enfatizou que a união dos municípios e a estruturação do consórcio foram determinantes para viabilizar essa iniciativa pioneira.

O Vice-Presidente do CIDES e Prefeito de Prata/MG, Marcel Cunha (Xexéu), também ressaltou a urgência de enfrentar os desafios ambientais dos municípios. “Não podemos mais postergar a solução de problemas ambientais. É nossa responsabilidade como gestores atender às exigências legais e implementar soluções sustentáveis para as futuras gerações”, afirmou.

Entre os destaques do encontro, o Deputado Federal Zé Silva anunciou a entrega de uma usina móvel de tratamento de resíduos da construção civil, que beneficiará todos os municípios consorciados. Já o Secretário Adjunto Manoel Renato reforçou o papel do Governo Federal na viabilização de projetos que atendam às legislações ambientais. “Somente com um pensamento regional e colaborativo os municípios conseguirão superar os desafios legais e operacionais do manejo de resíduos sólidos”, afirmou.

A equipe técnica da Caixa apresentou o andamento dos estudos para a concessão dos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos em 14 municípios do CIDES, com impacto direto em mais de 300 mil pessoas e na coleta de mais de 200 toneladas de resíduos por dia. O cronograma prevê a realização da licitação para o segundo semestre de 2025. A Caixa reforçou a importância do engajamento dos prefeitos para garantir a viabilização do projeto e o diálogo com a sociedade sobre os benefícios para a região.

Sobre o projeto

O CIDES foi selecionado para realizar estudos de modelagem com apoio financeiro do Governo Federal por meio do Fundo de Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP CAIXA). A iniciativa conta ainda com suporte técnico do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Ministério das Cidades e consultoria especializada.

O projeto tem como objetivo alinhar metas e indicadores ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, reduzindo drasticamente o volume de resíduos enviados para aterros, conforme exige a legislação. Além disso, prevê ações para o fortalecimento de cooperativas de catadores e iniciativas de educação ambiental para a população.

Com o sucesso das iniciativas do CIDES, o consórcio reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a gestão eficiente nos municípios do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba.