Nos dias 29 e 30 de outubro, em Uberlândia, foi realizado o Encontro dos Procons Mineiros. O evento, repleto de troca de conhecimentos, aconteceu junto com o Congresso Estadual de Direito do Consumidor. Durante os dois dias, especialistas dos órgãos de defesa do consumidor puderam interagir e dividir as experiências vividas em seus órgãos.
Participaram do encontro o Coordenador do Procon Regional CIDES, Dr. Júlio Cesar S. S. Sobrinho, a Assessora Jurídica Dra. Natasha Mattar Ribeiro e o Fiscal de Defesa do Consumidor Sr. Paulo Gustavo Naves Penna. Vale ressaltar que a Diretora Executiva do Consórcio CIDES, Cristina Martins, compôs a mesa de alguns temas e promoveu sua contribuição dentro deste evento de grande magnitude.
Os painéis contaram com assuntos que englobam as diversas temáticas atuais relacionadas à proteção e defesa do consumidor e contaram com mesas para discussão dos temas, fazendo com que as dúvidas fossem sanadas.
Os trabalhos se iniciaram no dia 29 pela manhã, com a visita ao Procon De Uberlândia, onde foi possível visualizar a estrutura do órgão, bem como a forma com a qual suas atividades são realizadas. Durante a tarde foram executadas palestras com temas relacionados à educação financeira, superendividamento e o papel dos Procons na solução dos conflitos. Para finalizar os trabalhos relacionados ao Fórum dos Procons Mineiros, foi executada a assembleia para aprovação de diversos atos e discussão de temas importantes para melhor execução dos trabalhos dos Procons.
O Congresso Estadual começou na noite do dia 29. O evento contou com diversas autoridades de renome no âmbito consumerista, trazendo palestras de diversos temas relevantes, visando qualificar ainda mais os dirigentes dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
As primeiras palestras trataram de temas como sustentabilidade e tecnologia nas relações de consumo e foram proferidas pela Dra. Cláudia Lima Marques e o Procurador de Justiça de Minas Gerais, Dr. Fernando Rodrigues Martins.
Já no segundo dia (30/10) as palestras tiveram temas variados como: questões climáticas, racismo nas relações de consumo, dano moral no transporte aéreo, responsabilidade civil e a inteligência artificial nas relações de consumo, o impacto da internet para crianças e adolescentes, entre outros temas. É importante dizer que os diversos assuntos foram tratados por pessoas de renome como o Diretor Executivo do Instituto de Defesa dos Consumidores Igor Rodrigues de Britto, pelo Dr. Ricardo Morishita Wada, pelo Desembargador Dr. Leonardo Beraldo, pela advogada Dra. Luciana Atheniense, pela advogada especialista em direito do consumidor Dra. Marié Miranda, pelo Dr. Bruno Miragem, pelo Dr. Jonas Sales, bem como diversos outros nomes relevantes para a área consumerista.