As tradicionais feiras livres estiveram em pauta nesta quinta-feira (12/03) no primeiro Seminário Feiras Livres realizado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES. Um encontro marcado pela troca de experiências sobre o fenômeno urbano de comércio de hortifrutigranjeiros e suas principais características na região.
Presidente do CIDES e Prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges.
Em sua fala de abertura o presidente do CIDES e prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges, destacou a motivação do consórcio em promover eventos desta natureza para os municípios da região. “Hoje com o serviço de inspeção municipal consorciado já instalado estamos ainda mais atentos à produção e comercialização de produtos de origem animal, que assim como outros, movimentam nossas feiras livres, e o consórcio busca aqui contribuir para melhoria desses espaços e da atividade dos nossos cidadãos que atuam no seguimento”, disse o presidente do CIDES.
É justamente a busca por melhorias que atraiu dezenas de participantes de 18 cidades das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Dentre eles secretários municipais, servidores, produtores e feirantes, como João de Souza do Nascimento. Ele conta que é feirante na cidade de Ituiutaba há 46 anos, e que o seminário abriu novos horizontes por apresentar a realidade de outros municípios. “Acredito que com estes esclarecimentos do seminário possa começar a ter melhorias e o que acompanhei aqui vou poder passar para os companheiros feirantes para que juntos, e com o apoio da prefeitura, possamos crescer”, disse o feirante.
João de Souza do Nascimento, feirante na cidade de Ituiutaba a 46 anos.
Um dos pontos altos do seminário foi a apresentação do Cientista Social e Diretor de Fiscalização e Abastecimento da Prefeitura de Uberlândia, Marlou Couto de Andrade, que mostrou um ‘case’ ilustrando o comportamento das feiras livres ao longo da história e a atual relação delas com o espaço urbano. As feiras livres hoje são realizadas semanalmente em todas as regiões de Uberlândia. São mais de 60 feiras (diurnas e noturnas) em vários bairros da cidade.
“Hoje o feirante de Uberlândia tem segurança jurídica, afinal ele conquistou isso com o apoio do poder público que realizou licitações concedendo o direito de 10 anos de exploração da atividade, permitindo a cada um investir no seu negócio. Em encontros como esse, que podemos compartilhar nossas experiências, com participação maciça da região, é muito positivo. Uberlândia está sempre de portas abertas para colaborar com o conhecimento que foi sendo construído”, disse Marlou Couto.
Diretor de Fiscalização e Abastecimento da Prefeitura de Uberlândia, Marlou Couto de Andrade.
Feira Livre na prática
O primeiro Seminário Feiras Livres realizado pelo CIDES encerrou com uma visita a Feira Livre do Bairro Alto Umuarama. Oportunidade para os participantes da região conhecer o cenário das feiras em Uberlândia.
O Presidente do Sindicatos dos Feirantes de Uberlândia, Aníbal de Paula Silveira, trouxe grande contribuição sobre a organização do sindicato em prol dos feirantes e falou sobre sua experiência como feirante além de destacar a importância do apoio do poder público aos feirantes para que eles consigam estabelecer as feiras como profissões e não apenas como trabalho sazonal.
Presidente do Sindicatos dos Feirantes de Uberlândia, Aníbal de Paula Silveira
“Nossa atividade nas feiras vem sendo um processo evolutivo, com conquistas que vão sendo alcançadas ao longo do tempo. A união entre os feirantes e o apoio do prefeito é essencial para essa evolução e crescimento”, disse Aníbal.