No dia 12 de agosto, o Serviço de Inspeção Municipal do Consórcio Público CIDES (SIM-CIDES) participou do evento Segurança Alimentar e Sanitária, promovido pela Vigilância Sanitária de Santa Vitória-MG. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Pesca, e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O encontro foi realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Santa Vitória (ACISV) e reuniu gestores públicos, agricultores, empresários do setor de carnes bovinas e suínas, além de representantes das vigilâncias sanitárias da região.
Durante o evento, foram apresentadas palestras de grande relevância. A médica veterinária Talita C. Silva e Brito, Referência Técnica em Alimentos da Superintendência Regional de Saúde, abordou a aplicação prática da Resolução SES/MG nº 7.123/2020.
Na sequência, o médico veterinário e gerente do SIM-CIDES, Fábio Silva, ministrou uma palestra sobre diversos temas essenciais, como:
- A importância do consumo de produtos de origem animal inspecionados;
- Regularização de indústrias e agroindústrias de pequeno porte;
- Combate ao abate clandestino;
- Benefícios da legalização e ampliação de mercado por meio do SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal);
- Segurança dos alimentos;
- Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), entre outros.
O evento teve papel fundamental ao promover o debate sobre estratégias para combater o abate clandestino na região. Foram discutidas tanto ações de conscientização da população quanto a implementação de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e à saúde pública.