Menu

SIM-CIDES participa do Seminário Regional de Inspeção Municipal em Limeira do Oeste-MG

O Serviço de Inspeção Municipal do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (SIM-CIDES) participou, na última sexta-feira (06/03), do Seminário Regional de Inspeção Municipal, realizado no município de Limeira do Oeste, em Minas Gerais.

O evento foi organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e reuniu especialistas, gestores públicos, técnicos e representantes de indústrias e agroindústrias da região para debater temas relevantes relacionados aos desafios e às estratégias para a regularização sanitária, à implantação e fortalecimento da inspeção municipal por meio de consórcios públicos, além de ações voltadas ao fortalecimento da segurança alimentar e ao desenvolvimento regional.

O SIM-CIDES esteve representado pela Diretora Executiva, Cristina Martins, e pelo Gerente do Serviço de Inspeção Municipal, Fábio Silva, que participaram do evento a convite do técnico da Emater-MG do município, César Correia Santos.

Durante sua apresentação, a diretora executiva destacou os diversos projetos executados pelo Consórcio CIDES, ressaltando a importância das ações voltadas ao fortalecimento da produção local e à estruturação do Serviço de Inspeção Municipal como ferramenta para ampliar a regularização de indústrias e agroindústrias, além de fomentar o desenvolvimento econômico regional dos municípios consorciados.

Encerrando o ciclo de palestras, o Gerente do Serviço de Inspeção Municipal, Fábio Silva, apresentou a palestra “Organização e Funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal do Consórcio CIDES”, abordando o modelo de gestão compartilhada entre municípios, os procedimentos de inspeção e os benefícios da atuação consorciada para garantir qualidade sanitária e segurança dos alimentos. Durante a apresentação, também foram destacados os avanços e oportunidades de ampliação de mercado para os produtores regularizados, especialmente por meio do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

O seminário proporcionou um importante espaço para troca de experiências e fortalecimento das políticas públicas voltadas à inspeção sanitária e ao apoio às agroindústrias regionais.

plugins premium WordPress