A equipe da Coordenadoria Intermunicipal para Redução do Risco de Desastres (CIRRD) realizou visita técnica ao município de Estrela do Sul

A equipe da Coordenadoria Intermunicipal para Redução do Risco de Desastres (CIRRD), programa do CIDES, realizou na terça-feira (09/12), uma visita técnica ao município de Estrela do Sul com o objetivo de avaliar as condições estruturais de uma ponte localizada na zona urbana, conhecida popularmente como “Ponte Quebrada”, sobre o rio Bagaginha.

A ação contou com o apoio da câmara técnica formada por professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), incluindo os docentes da Faculdade de Engenharia Civil (FECIV-UFU), Prof. Dr. Rodrigo Delalibera e Prof. Dr. Joseph Barbar, ambos especialistas em estruturas de concreto. Além deles, participaram da visita técnica o Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Marcos Vinícius da Silveira, e o Secretário de Obras e Serviços Urbanos e também o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Michel Alves Vieira.

A vistoria teve como foco a análise do estado de conservação da estrutura e a verificação do nível de risco associado ao seu uso contínuo, uma vez que a ponte apresenta sinais avançados de deterioração decorrentes da ação do tempo e das eventuais cheias do rio Bagaginha. O objetivo da visita foi subsidiar tecnicamente a possível interdição da ponte, a pedido da administração municipal, assegurando a adoção de medidas preventivas e a preservação da segurança da população que utiliza a estrutura diariamente.

De acordo com a equipe técnica, os dados coletados em campo irão embasar a emissão de pareceres técnicos que orientarão as próximas decisões do poder público local.

A atuação integra as ações permanentes de prevenção e redução de riscos da CIRRD no fortalecimento da gestão de riscos e desastres nos municípios consorciados, reforçando o compromisso com a prevenção, a segurança e a proteção da vida.