Prefeitos dos municípios consorciados participaram na manhã de sexta-feira (29/03) de mais uma assembleia geral ordinária, realizada pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Cides.
Em pauta, novas parcerias para os municípios que integram o consórcio. Conforme fala do Presidente do CIDES, Prefeito de Indianópolis, Sr. Lindomar Amaro Borges, uma delas visa promover o recolhimento de pneus inservíveis nos municípios. O recolhimento não terá custo para as cidades que fazem parte do Cides. A medida visa ofertar aos municípios destinação correta desse tipo de resíduo e contribuir no combate a problemas de saúde pública ocasionados pela proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A expectativa é que cada cidade tenha, por meio da prefeitura, um ponto de coleta dos pneus para que a empresa parceira efetue o recolhimento. Para tanto, serão elaborados critérios e cronogramas junto ao Cides para atender cada município de acordo com suas necessidades e características.
O Presidente do CIDES, Sr. Lindomar Amaro Borges destacou que a destinação é certificada gerando para o município uma Declaração de Destinação de Resíduo – CDR em conformidade com a legislação de resíduos sólidos. Os pneus recolhidos pela empresa recebem tratamento ecologicamente correto ao passar por trituração, gerando assim um novo produto que irá alimentar caldeiras na indústria de transformação.
Outro assunto relevante tratado na assembleia foi a apresentação de pauta para análise dos prefeitos quanto a realização de estudos e modelagem para a implantação do projeto “Cidades Inteligentes e Humanas”. O estudo não gera custo e deve fornecer diretrizes para os municípios consorciados avaliarem, de acordo com a característica de cada um, a viabilidade de implantação do projeto.
O tema já vem sendo tratado pelo Cides desde 2014, buscando a evolução tecnológica para os municípios no conceito cada vez mais difundido de “smart city”, ou Cidades Inteligentes, uma inovação discutida como um dos temas da sustentabilidade para cidades do futuro, por meio de conectividade.
E finalizando a assembleia, com a palavra o vice-presidente do Consórcio, Sr. Fradique Gurita, destacou a importância do CIDES no desenvolvimento de ações públicas.