A reunião trouxe informações e contextualização do atual cenário da gestão dos resíduos sólidos urbanos no estado de Minas Gerais, especialmente nos municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Cides.
Realizada na manhã desta terça-feira (18/06) pela Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, por meio do Instituto de Gestão de Políticas Sociais – GESOIS e o Consórcio Cides e contou com a participação de representantes de 14 municípios da região.
Logo na abertura o presidente do Cides e prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges, ressaltou a importância do tema para as gestões municipais. “É, sem dúvida, através da união dos municípios agregados ao consórcio que podemos encontrar a melhor solução para as nossas cidades, cada uma com sua particularidade, mas com um ponto em comum: a preocupação com a destinação correta dos resíduos sólidos”, disse Lindomar.
Temas importantes marcaram a apresentação, como a redução na geração dos resíduos e a coleta seletiva, já que esta estruturação nos municípios é um fator fundamental para uma gestão ambiental sustentável. Neste aspecto foram apresentados também pontos fundamentais como a triagem, acondicionamento e comercialização dos recicláveis, que são fonte de renda para cooperativas e recicladores presentes na maioria dos municípios.
Outros pontos de grande valia na cadeia produtiva dos resíduos sólidos foram abordados, como uma forma de alerta aos gestores municipais, entre eles: o ICMS ecológico, a educação e mobilização ambiental, bem como a inclusão sócio produtiva de catadores, gerando renda e inclusão social.
PGIRS Cides
O Cides vem cumprindo importante papel no desenvolvimento de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Ações que tiveram início em 2014 e atendem até então 8 municípios, que já receberam o resultado de um minucioso trabalho que norteia a implantação da gestão integrada, considerando as particularidades de cada município.
Casos de sucesso já mudam a realidade de municípios como Araporã. O município inaugurou no início de junho/2019 seu “parque sanitário” encerrando o antigo “lixão” e atendendo a legislação nos critérios que prezam a política nacional de resíduos sólidos.
Assista a notícia veiculada ao vivo no local da reunião, pela TV Integração, afiliada Rede Globo em Uberlândia: