SIM-CIDES em parceria com UFU, realiza Ação do Projeto “Educa CIDES” em Campina Verde-MG

Nessa última quinta-feira (04/09), o Serviço de Inspeção Municipal do CIDES (SIM-CIDES) esteve presente no município de Campina Verde – MG para realização de mais uma ação do “Projeto Educa CIDES”, um projeto de educação continuada que visa conscientizar a população sobre a inspeção de produtos de origem animal, a segurança dos alimentos e a saúde pública. O projeto é resultado de uma parceria com a Universidade da Federal de Uberlândia – (UFU) e tem sido executado em parceria com a FMVZ-UFU, sob coordenação do Prof. Dr. Marcus Vinícius Coutinho Cossi. e tem como principais públicos-alvo: estudantes, feirantes, comerciantes, profissionais da saúde, equipe da vigilância sanitária, público geral de praças e demais pontos de encontro.

Em Campina Verde, a programação foi realizada na Escola Municipal São Vicente de Paulo e na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, envolvendo alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além de professores e diretores. Foram quatro palestras no total, duas no período matutino e duas no período vespertino, de forma alternada entre as escolas.

O médico veterinário e gerente do SIM-CIDES, Fábio Silva, abriu as apresentações destacando que o objetivo do projeto é: “promover a educação continuada sobre inspeção de produtos de origem animal, segurança de alimentos, segurança alimentar e saúde pública para os municípios consorciados ao CIDES.”

Na sequência, o professor Dr. Marcus Coutinho, conduziu uma palestra interativa abordando diversos assuntos de suma importância para a saúde pública, como, por exemplo:

– Origem e importância da inspeção de produtos de origem animal;

– Doenças de origem alimentares e sua importância para a saúde pública;

– Saúde Pública;

– Microrganismos indicadores e sua relação com os alimentos que consumimos;

– Os benefícios que a legalidade traz para os produtos de origem animal;

– Boas Práticas de Fabricação – BPFs;

– O que significa os selos de inspeção e integração ao SISBI;

– Quiz, como forma de avaliar o impacto imediato do conteúdo apresentado in loco.

Ao final das atividades, o professor Marcus reforçou a importância da conscientização dos jovens como uma ferramenta essencial para transformar a forma como nos alimentamos. Destacou que é fundamental saber identificar se um produto é inspecionado, se tem origem confiável, se está sendo armazenado de forma segura, entre outros aspectos que garantem a saúde da população. A equipe que representou o Educa CIDES em Campina Verde foi composta pelo gerente do SIM-CIDES, Fábio Silva, o assessor técnico do Consórcio CIDES, Daniel Santos, o professor Dr. Marcus Coutinho e os estagiários de Medicina Veterinária da UFU, Argel e Ana Clara. O Projeto Educa CIDES mais uma vez cumpriu seu papel educativo e formativo junto aos alunos das duas escolas, despertando senso crítico e responsabilidade social. A iniciativa foi bem recebida por todas as equipes das escolas e apontou caminhos para futuras ações de educação sanitária.