SIM-CIDES participa do 1º Encontro de Segurança Alimentar em produtos de Origem Animal, evento realizado pela Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária) com apoio da Secretaria de Agricultura de Ituiutaba-MG

O Serviço de Inspeção Municipal do CIDES participou, na última quarta-feira (10/07), do 1º Encontro de Segurança Alimentar em produtos de Origem Animal, evento realizado pela Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ituiutaba-MG. O evento aconteceu no Auditório da FacMais, localizado na avenida Geraldo Alvares Tavares e reuniu gestores, empresários do setor de açougues, profissionais de açougues, indústrias de alimentos, empresários que fornecem e comercializam carnes bovinas e suínas nos açougues do município, bem como representantes de vigilância sanitária e técnicos da Emater do município e da região.

O evento contou com palestrantes abordando diversos temas importantes para a saúde pública. As médicas Veterinárias da Vigilância sanitária do município, Naessa Amaral e Lorena Pereira, abriram o ciclo de palestras abordaram sobre as Boas Práticas de Fabricação – BPF’s na manipulação de alimentos.

Logo após o Dr. Marcus Vinícius Coutinho Cossi, docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ministrou a palestra com o tema Doenças de Origem Alimentar – “Quais os principais perigos que afetam a segurança dos alimentos”.

Posteriormente, a médica veterinária e referência em Alimentos da Superintendência Regional de Saúde, Talita C. Silva e Brito falou sobre a Resolução SES/MG n° 7.123/2020 e sua aplicação prática.

A Diretora da VISA municipal, Nathália O. Martins, falou sobre a importância e o passo a passo para a emissão do alvará sanitário pelos estabelecimentos bem com algumas legislações seguidas.

Fechando o evento, os médicos veterinários do SIM-CIDES Fábio Silva e Danilo Mendes abordaram diversos temas pertinentes, como a importância de se consumir produtos de origem animal inspecionados, a regularização de indústrias e agroindústrias de pequeno porte, o combate às atividades clandestinas, os benefícios de estarem regularizados, como regularizar, a ampliação de mercado para as indústrias e agroindústrias registradas através do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA, segurança dos alimentos, entre outros.

O evento foi de suma importância principalmente em razão do fomento da discussão e divulgação dos meios para buscar a regularização e do trabalho de conscientização da população acerca dos riscos e perigos existentes ao consumirem alimentos clandestinos.

Este slideshow necessita de JavaScript.