CIDES discute temas importantes em Assembleia Geral Ordinária

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, realizouna última sexta-feira (13/04) sua 22ª Assembleia Geral Ordinária, na sede do Consórcio no Distrito Industrial em Uberlândia.

O encontro contou com dois assuntos de extrema relevância. A apresentação e entrega dos estudos técnicos sobre os parques de Iluminação Pública (IP) dos municípios consorciados, que vinham sendo realizados por meio do consórcio. E a discussão sobre a implantação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal Consorciado.

Os estudos de IP levaram aos municípios consorciados um detalhado levantamento técnico indicando a viabilidade econômica e técnica de mudança de tecnologia de todo o parque de iluminação, para tecnologia de vapor de sódio. E ainda analisou a viabilidade econômica, técnica e legal da troca da atual tecnologia de iluminação (vapor de mercúrio e vapor de sódio) para LED.

Assim foram apresentadas planilhas com custos de materiais e serviços unitários para municiar os municípios de informações que poderão ser usadas, por exemplo, em processos licitatórios de melhoria e expansão da rede de iluminação pública.

Já o Serviço de Inspeção Municipal foi discutido com grande interesse e atenção por parte dos municípios, tendo em sua maioria, seus Secretários de Agricultura participando da Assembleia. Foram apresentados critérios e vantagens da implantação consorciada, otimizando investimentos, fomentando a agroindústria de pequeno porte e promovendo, por meio do consórcio, o desenvolvimento regional. Para tanto, o CIDES deu início aos estudos e busca de apoio técnico para desenvolver a implantação do SIM CONSORCIADO. Entre os próximos passos está a participação da Secretária Executiva do CIDES e membros da Câmara Temática -SIM, de reunião no Ministério da Agricultura, em Brasília, na quarta-feira (18/04), reunião agendada pela Rede Nacional de Consórcios Públicos para discutir sobre o Serviço de Inspeção Municipal através de consórcios.