CIDES apresenta orçamento 2020 em assembleia geral

 

As previsões orçamentárias foram apresentadas aos gestores dos municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES em assembleia geral realizada na manhã desta quarta-feira (30/10). O orçamento permanece nos mesmos valores praticados nos anos anteriores, em se tratando de custeio, mesmo com os investimentos e avanços do consórcio.

Em 2019 o CIDES avançou com projeto nas áreas de iluminação pública, mobilidade urbana, resíduos sólidos, saneamento básico e especialmente serviço de inspeção. A prestação de contas de quatro projetos realizados pelo CIDES demonstra claramente a economia de escala e de gestão dos convênios.

Cenários que se constroem por meio da eficiência em projetos que geram economia para os municípios e para o consórcio conforme comparativos de custos de serviços equivalentes aos realizados pelo CIDES. Os comparativos abaixo são exemplos apresentados na assembleia.

Serviço de Inspeção

O Serviço de Inspeção Municipal Cides – SIMC voltou a ser um dos pontos altos em assembleia do CIDES. A data de inauguração do serviço foi anunciada pelo presidente do consórcio e prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges, para o dia 03 de dezembro em Ituiutaba-MG.

O presidente do consórcio ainda destacou a importância na implantação do serviço e afirmou que irá pessoalmente procurar os prefeitos que ainda não aderiram ao projeto.

“Agora é procurar os prefeitos pra fazer mais um alerta. Afinal em breve podem sofrer sanções muito fortes pelo Ministério Público. Então como colega dos demais prefeitos que estão fora do consórcio vou tentar buscá-los para que venham fazer parte do projeto”, disse Lindomar.

O prefeito de Tupaciguara, Tenente Carlos, também deu destaque ao projeto do SIMC. Ao proferir sua fala na reunião o prefeito destacou a viabilidade econômica do projeto em conjunto com a região por meio do instrumento consorcial.

“Os municípios hoje já estão penalizados com a situação financeira recorrente. E como a única saída, vejo o SIM consorciado para que possamos ter o serviço, a segurança alimentar, especialmente ter condição de promover o desenvolvimento do município é através do CIDES”, disse o prefeito.

Atualmente dos 19 municípios que integram o CIDES nove já estão no projeto do SIMC, são eles: Campina Verde, Canápolis, Centralina, Monte Alegre de Minas, Prata, Indianópolis, Ituiutaba, Tupaciguara e Santa Vitória.