CIDES realiza sua 21ª assembleia geral

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (10/11), na sede da Amvap a 21ª assembleia geral ordinária do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES.

Foram discutidos temas como a implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, desenvolvidos por meio do consórcio. Desde que foram entregues os planos, o consórcio vem acompanhando as prefeituras no objetivo de alcançar o melhor resultado no cumprimento dos mesmos.

Os ativos da iluminação pública (IP) também voltaram a ser pauta na reunião com os prefeitos consorciados. O serviço vem sendo gerido pelos municípios com o apoio do CIDES na gestão da fiscalização dos serviços prestado pelas empresas de software de fiscalização,  call center (0800) e a empresa de engenharia que executa os serviços de manutenção.

Os municípios vem sinalizando melhorias no atendimento, que deve seguir em aumento gradativo visto a expansão dos parques de iluminação com abertura de novos bairros e loteamentos, no desenvolvimentos das cidades consorciadas.

Controle populacional de cães e gatos

A assembleia recebeu também o deputado estadual Noraldino Júnior, em mais um importante passo na parceria de implantação do serviço de castração de cães e gatos nos municípios consorciados.

O objetivo é levar aos municípios o “Castramóvel”, um veículo equipado para a realização dos procedimentos de castração. Em consonância com a Lei Estadual 21.970/16, que estabelece critérios de proteção, controle e reprodução animal de cães e gatos em situação de abandono, garantindo a saúde animal por meio da prevenção à zoonoses urbanas.

Em sua fala aos prefeitos o deputado destacou as vantagens do castramóvel com o serviço itinerante. “Com o apoio dos municípios e assistência de um veterinário do município ou da região a castração é feita com segurança, sendo possível até 50 procedimentos em um único dia”, destacou o deputado.

Essa é uma medida que o CIDES busca para diminuir o abandono e a possibilidade de transmissão de doenças, tanto de um animal para outro quando as zoonoses, transmitidas de animais para pessoas. Entre as doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos estão a raiva (doença incurável para animais e pessoas), leishmaniose e esporotricose, esta última no caso dos gatos.

Orçamento 2018

Na oportunidade o CIDES também discutiu com os prefeitos a proposta de orçamento para o próximo ano, já na pauta com os gestores consorciados. Os prefeitos puderam apreciar o levantamento das perspectivas de orçamento do consórcio para 2018.

A proposta teve aprovação unanime entre os prefeitos com destaque de economia nos custos de serviços futuros que estão sendo ancorados pelo consórcio, como é o caso do controle da população de cães e gatos.